-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Os Dons do Espirito Santo - Parte 8



 DOM DA SABEDORIA

O Dom da Sabedoria corresponde à Virtude da Caridade e ao pecado mortal (para a alma) da Inveja. 

A Sabedoria é o Dom do Espírito Santo que nos permite ver tudo com os olhos de Deus. 
E obviamente isto deriva da nossa intimidade com Deus, da relação íntima que nós temos com Deus, da relação de filho com o Pai. 
E o Espírito Santo, quando nós temos esta relação, nos dá o Dom da Sabedoria. 

Com o Dom da Sabedoria a alma assim divinizada fica capaz de julgar tudo pelas causas mais altas, mais divinas, pelas razões supremas 'à maneira de Deus'.

Tanto quanto é possível a uma criatura, o seu olhar tende para um ângulo de visão idêntico ao que Deus tem de Si mesmo e de todo o Universo.


O Dom da Sabedoria é considerado o principal, e mais importante, Dom do Espírito Santo.

O Dom da Sabedoria pode ser definido como uma disposição sobrenatural da inteligência que leva a dar valor àquilo que diz respeito às coisas de Deus e à glória de seu nome. 

O sentido da sabedoria humana reside no reconhecimento da Sabedoria eterna de Deus, Criador de todas as coisas que distribui seus dons conforme seus desígnios.

Consiste, numa espécie de síntese de todos os outros Dons do Espírito Santo e dá-nos uma visão global (desde a Génese, Adão no Paraíso, Queda, Estado Presente, futura Reintegração) para atuarmos no presente segundo essa visão, e não segundo os mesquinhos acontecimentos do dia a dia.



É a sintese de tudo aquilo que Deus dá ao homem e de tudo o que o homem pode devolver a Deus.

É um Dom que aperfeiçoa a Virtude da Caridade e reside, ao mesmo tempo, no intelecto e na vontade e nos faz discernir e julgar relativamente Deus e as coisas divinas segundo seus mais altos princípios, pelo qual se sabe discernir quase por instinto divino as coisas divinas das coisas do mundo, com aquela delicadeza de afeto própria de todo aquele Ama, em todas as suas ações.

A sabedoria humana é pouca e imperfeita. 
A Sabedoria divina é plena e perfeita. 
Unicamente Deus tem a plenitude da sabedoria, e somente Ele nos pode dá-la, pelo Dom da Sabedoria.

É um Dom que nos faz melhor entender nossa vida sobrenatural e nos faz saborear esse entendimento. 


O Dom da Sabedoria fortalece em nós as virtudes infusas e todos os demais dons de santificação.   

Nossa Fé se torna inabalável, porque experimentamos as verdades reveladas. 
Nossa Esperança é fortalecida, pois saboreamos a presença amorosa de Deus, com a certeza de que iremos saboreá-la com toda a intensidade na vida eterna. 
Nossa Caridade se aperfeiçoa, pois agimos pelo amor de Deus no nosso coração.   


Pelo Dom da Sabedoria, as virtudes cardeais (prudência, justiça, fortaleza e temperança) são praticadas com deleite pois a nossa vida recebe o sopro do Espírito, que a impregna com a luz  “que vem do Alto”.

A Sabedoria é o Dom que nos faz perceber, intuir e gostar das coisas espirituais. Sentimos deleite nas coisas de Deus e por isso começamos a temer a Deus, a respeitá-Lo mais. Diz o salmo que o temor de Deus é o princípio da sabedoria.

A Fé abre as perspectivas sobrenaturais, pondo a alma em contacto com o Céu, os Dons da Ciência e da Inteligência permitem perceber o Nada da criatura e o Tudo de Deus, e entrar no mistério da vida Trinitária.


O Dom da Ciência eleva as almas a Deus, o da Inteligência penetra nos mistérios de Deus, o da Sabedoria não deixa a alma sair do próprio centro da Trindade, tudo se lhe torna patente desde esse centro sem se mexer sequer, desde esse centro participa e 'sabe' do Tudo.

Tudo a alma, imóvel em si, percebe, desde o movimento do Universo, a Criação, a Queda, a Redenção, o Bem e o Mal.

Com o Dom da Sabedoria, a alma participa da experimentação mistica aqui na terra, que a faz 'saber' como Deus se saboreia no seio Dele próprio, no seu Verbo criador de Amor.

A alma fica estabilizada nessa atmosfera divina das Pessoas Incriadas, entra como filha adotiva na Familia da Trindade, e pode 'gozar a Deus'.

Daí em diante, conaturalizada com Ele, é com a sua experimentação da Deidade que a alma tudo aprecia: em Deus, no mundo, nela própria.

No mundo criado tudo percebe pelas causas primeiras, não pelas normais e mundanas causas segundas.


Quem adquire este Dom, tem por instinto o sentido do eterno e do divino e deixa de frequentar os niveis das coisas mesquinhas do mundo.

Uma alma como Isabel da Trindade ia direita à Trindade, sem estar a preocupar-se muito com os caminhos para lá chegar, com os pormenores das práticas, mantinha o seu olhar voltado para as alturas, o seu sonho era 'que a sua vida fosse mais divina que humana', que a sua vocação (que Deus lhe atribuiu in principium) fosse rapidamente realizada in aeternum, mergulhando directamente no seio da Trindade. 

Isabel da Trindade em seu leito de morte já dotada do Dom da Sabedoria, exclama: " No entardecer da vida, tudo passa, só o Amor fica".

O triunfo total da Sabedoria em Isabel ocorre quando tudo deixa de existir, mesmo ela própria, para apenas haver um só pensamento "a Glória da Trindade ", o Louvor permanente de Deus.

São Bernardo chama ao Dom da Sabedoria, o conhecimento saboroso das coisas divinas, uma luz que nos conduz às causas primeiras e um gosto sobrenatural que nos faz saboreá-las e delas fazer parte 'instintivamente'.

Como se alcança?

Com uma iluminada compreensão do ser de Deus, com um contínuo afecto e desejo de Deus em Deus.

Efeitos deste Dom

Torna a Fé inabalável.
Confirma a nossa Esperança.
Aperfeiçoa ao máximo as práticas das Virtudes Dá-nos a via directa do coração para Deus.

Como o cultivar

Desejá-lo com ardor, pedi-lo com insistência e procurá-lo sem desistir.

Esforçarmo-nos por perceber que tudo vem de Deus, como primeiro principio, e tudo a Ele tende, não nos perdermos em minúcias e detalhes mas reduzir tudo à Unidade, fazendo sinteses do que estudámos e dos nossos conhecimentos.

Aprender a gostar, amar as coisas divinas e pôr de lado tudo o que não  nos conduz a elas, as coisas mundanas e mesquinhas. Apenas o Amor da Perfeição e das Suas Perfeições conduz a nossa vida.


Súplicas para receber o Dom da Sabedoria 

“Mal podemos compreender o que está sobre a terra, dificilmente encontramos o que temos ao alcance da mão. Quem, portanto, pode descobrir o que se passa no céu? E quem conhece vossas intenções, se vós não lhe dais a Sabedoria, e se do mais alto dos céus vós não lhe enviais vosso Espírito Santo? Assim se tornaram direitas as veredas dos que estão na terra; os homens aprenderam as coisas que vos agradam e pela sabedoria foram salvos”. 

Vinde Espírito de Sabedoria! Instruí o meu coração para que eu saiba estimar os bens celestes e antepô-los a todos os bens da terra.

Oração: 
Ó Deus Todo-poderoso concedei-nos o Dom da Sabedoria, a fim de que cada vez mais gostemos das coisas divinas e, abrasados no fogo do vosso amor, prefiramos com alegria as coisas do céu a tudo que é mundano e nos unamos para sempre a Ti, sofrendo tudo neste mundo por Amor. Por Jesus cristo, vosso Filho na unidade do Espírito santo. Amen.

Sem comentários:

Enviar um comentário