-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Arbatel ou a Magia dos Antigos



Este livro de magia cerimonial editado em 1575 na Suiça tem autor desconhecido e trata em 49 Aforismos da Magia, do Mago e das relações com o Divino.


Aforismo 1

Aquele que quiser saber os segredos da Arte deve saber guardar secretamente esses mesmos segredos e não dar aos cães o que é sagrado nem deitar pérolas a porcos.

Aquele que age fraudulentamente revela o segredo, o homem fiel, ao contrário, em espirito esconde a Coisa.

Aforismo 2

'Tudo o que pedires te será dado' e se não abusares dos dons de Deus tudo seguirá o bom caminho.
Acima de tudo faz com que o teu Nome seja inscrito no céu, isso é-te mais favorável que muitos Espiritos servidores.

Para os que começam na Arte devem operar sem Nomes e apenas pela virtude dos Espiritos, se o iniciado fôr predestinado á magia, tudo o resto virá por si. 'Mantenham a Fé constante e Deus tudo trará em tempo oportuno' .

Aforismo 3

O Mago é destinado desde o ventre da mãe, os outros que o querem ser à força apenas se tornam infelizes, pois ninguém pode receber por si mesmo que não lhe tenha sido dado pela Graça Divina.


Aforismo 4

O homem deu o seu Nome a todas as coisas : quando queremos evocar um Gênio para entrarmos em contacto com
o seu Deus e o nosso, temos primeiro de procurar metodicamente na maior pureza possível, o nome originalmente atribuído por nós a esse gênio.
Esse Nome que nos esquecemos devido à ruptura do equilíbrio e da distensão do microcosmo e do macrocosmo é um importante ponto de ciência esotérica.
Encontrado
o nome, podemos encomendar o Gênio para apresentar a Deus as nossas orações e a execução mais ou menos perfeita da nossa ordem dependerá apenas da perfeição maior ou menor de nossa pesquisa preliminar.
Assim é com temor e tremor que devemos abordar o espiritual, com o maior respeito por Deus e o Mago deve manter com as essências espirituais a maior dedicação e sabedoria.
Deve-se abster de
qualquer leveza, orgulho, cobiça, vaidade, de toda inveja, de toda impiedade, aquele que tenta fazer Magia Divina , se não quiser perecer miseravelmente.

Aforismo 5

O espirito humano é o único produtor de milagres quando se une ao Espirito que escolheu.

Após essa união ele obtem o que deseja , seja o Bem ou o Mal.


Aforismo 6

Preparativos do Candidato a Mago

1. Que o neófito dia e noite procure como chegar ao conhecimento de Deus seja pelo Verbo revelado até à criação seja pela escada da criação e das criaturas seja pelas maravilhas que produzem as criaturas visiveis e invisiveis de Deus ;

2. Que procure a melhor maneira de descer nele mesmo, que trabalhe para se conhecer o mais possivel, a conhecer o que nele é mortal, o que nele é imortal, o que em cada parte do seu ser lhe é comum ou especial.

3. Que aprenda pelo seu ser imortal a cultivar, amar e respeitar o Eterno e com seu ser mortal que ele faça o que é agradável a Deus e útil ao próximo.

São o único caminho de ser digno um dia de dar Comandos aos Anjos Celestes não só ocultamente mas manifestamente e face a face.

Aforismo 7

O Mago experiente, sábio e humilde, dirige as esferas inferiores após ser iluminado pelas superiores por um Ele providencial.
O mago negro, que não tem nas esferas inferiores o poder que ambiciona, abandona-se ás potências astrais para obter sobre elas um poder ilusório e perigoso e dar orgulho ao seu Eu fatal.

Aforismo 8

Toda a Magia é a revelação de uma classe de espiritos sendo assim a sua ciência própria.
Ninguém se pode atribuir a si mesmo a glória da posse mágica, pois ela não depende nem da vontade nem do esforço humano mas apenas da misericórdia de Deus
.

Aforismo 9

Só há um Deus, fonte de todo o bem, e um único pecado, a desobediência à Vontade de Deus.
Ao temor a Deus sucede a obediência à vontade Dele e depois vem a Presença de Deus e o Espirito Santo, o domínio sobre os Anjos e sobre os inesgotáveis tesouros Divinos.
'' Por muito grande que seja o abismo entre o homem de bem e o pecador, maior é ainda esse fosso entre o homem de bem e o homem que alcançou o conhecimento, e incomensurávelmente maior entre o homem de conhecimento e aquele que está no umbral da Divindade''.

Sem comentários:

Enviar um comentário